Quando falamos em materiais indispensáveis em obras de infraestrutura, os tubos certamente ganham destaque.
Entre os diversos tipos disponíveis no mercado, os tubos de PEAD (Polietileno de Alta Densidade) e os tubos de aço são notáveis por suas características únicas.
O primeiro traz consigo a versatilidade do plástico e a durabilidade do material, fazendo dele uma opção acessível e eficiente frente a outras alternativas.
Comparativamente, os tubos de aço são tradicionalmente conhecidos por sua robustez e resistência, embora apresentem desvantagens significativas frente à solução do PEAD.
Mas afinal, quais são as vantagens em optar pelos tubos de PEAD em relação aos tubos de aço? É exatamente isso que você vai descobrir hoje.
Tubos de PEAD: conhecendo o material
Tubos de PEAD, ou tubos de Polietileno de Alta Densidade, são um tipo de material plástico muito empregados em diferentes indústrias e aplicações.
O PEAD é polímero termoplástico feito do petróleo. É conhecido pelo seu alto nível de densidade e resistência, resultado da aplicação de um processo de polimerização de baixa pressão.
Ao contrário de outros materiais plásticos, o PEAD tem uma estrutura molecular muito densa que confere ao produto final propriedades atribuídas com resistência à tração, compressão e flexão.
Isso o torna um dos principais materiais de escolha na construção de tubagens para diversas indústrias, muito procurado para utilização em usinagens e nas mais diversas áreas do mercado industrial.
E quanto a sua origem?
Com origem na década de 1930, os tubos de PEAD foram desenvolvidos pela primeira vez na Alemanha e nos Estados Unidos, ainda em fases iniciais, como um teste para o mercado.
No entanto, foi apenas nas décadas de 1950 e 1960 que as suas propriedades únicas de resistência e durabilidade foram plenamente reconhecidas, levando a um grande aumento na sua utilização.
Atualmente, o PEAD é um dos plásticos mais usados no mundo, tanto em termos de volume de produção quanto de variedade de aplicações.
Tubos de aço: qual a diferença para o PEAD?
Em contraste com os tubos de PEAD, os tubos de aço são fabricados a partir do ferro-carbono, um forte metal que confere a sua durabilidade excepcional.
Diferentemente do PEAD, que é um termoplástico, os tubos de aço não são feitos para serem flexíveis, já que a sua confecção oferece uma propriedade mecânica, diferente da plasticidade.
Ainda que isso pareça melhor, visto que as pessoas costumam dar mais valor a materiais de aço do que de plástico, a verdade é que os tubos de PEAD são mais benéficos que os tubos de aço.
Mas o que faz com que um termoplástico seja mais vantajoso que um item feito completamente de aço?
Vantagens dos tubos de PEAD: conheça sua resistência!
Agora é que são eles! Toda dúvida que você tiver entre escolher um tubo de PEAD e um tubo de aço acabam agora.
Conheça as vantagens que fazem do polietileno a melhor escolha para usar em suas peças, projetos e ações.
Maior Resistência à Corrosão
Diferente de outros materiais, os tubos de PEAD são extremamente resistentes à corrosão.
Isso os torna perfeitos para uso em aplicações que envolvem ambientes extremamente corrosivos, além de ambientes mais propensos a acidentes e alto risco de confecção de materiais.
Maior Flexibilidade
O PEAD tem uma flexibilidade muito maior do que outros materiais, incluindo os tubos de aço, por serem feitos de material mais rígido e compacto.
Assim, o manuseio e instalação desses tubos é muito mais fácil e eficiente, evitando a necessidade de juntas adicionais onde materiais mais rígidos exigiriam.
Menor Custo de Manutenção
Devido à sua resistência à corrosão e durabilidade, os tubos de PEAD requerem menos manutenção ao longo do tempo. Isso leva a significativas economias em termos de custos de manutenção.
Afinal, se um material dura um grande período de tempo, sem apresentar problemas que levam a necessidade de troca e manutenção, é menos dinheiro saindo do bolso do comprador.
Menor Peso
Os tubos de PEAD são muito mais leves do que tubos de materiais correlatos. Facilita, com isso, o transporte e a instalação, possibilitando economia de tempo e dinheiro.
Da mesma forma, é excelente para os trabalhadores que atuam diretamente com o manuseio do material, tendo menos sobrecarga e mais praticidade para executar o seu serviço.
Maior Durabilidade
O Polietileno de Alta Densidade deixa claro em seu próprio nome que é um material extremamente durável, já que a alta densidade tem impacta na duração de um material.
Assim, os tubos de PEAD podem suportar uma variedade de condições climáticas, além de resistir a danos causados pela exposição a produtos químicos e a variações de temperatura.
Melhor Isolamento Térmico
Além desses fatores, os tubos de PEAD têm excelentes propriedades de isolamento térmico. São assim, adequados para uma variedade de aplicações em que é necessária a manutenção da temperatura.
Esse isolamento ao calor e a alta capacidade de suporte do material faz com que ele seja a opção perfeita na confecção de embalagens que precisam levar a sério esse assunto.
Maior Resistência a Impactos
Os tubos de PEAD são ainda, capazes de resistir a muitas formas de impacto sem sofrer danos significativos, para muito além de corrosões e outras formas de prejuízos existentes.
Nesse sentido, são uma opção segura para aplicações em que o potencial de danos por impacto é alto.
Menor impacto ambiental
Por fim, mas nada menos importante, muito pelo contrário, os tubos de PEAD são sem dúvida alguma, a melhor forma de evitar e diminuir os danos ao meio ambiente, comum em outros materiais usados.
Os tubos de aço, por exemplo, conseguem ao longo do tempo gerar danos irreversíveis ao meio ambiente, principalmente quando é necessário o seu descarte.
Os tubos de PEAD não têm esse problema, afinal, devido ao seu teor reciclável e capacidade de transformação, as pessoas os reutilizam de maneiras cada vez mais sustentáveis e conscientes.
Imake Plásticos: tubos de PEAD é por aqui!
Ainda que haja muito debate acerca dos plásticos e seu uso na indústria, hoje você conseguiu perceber o quanto os tubos de PEAD são mais eficientes e sustentáveis em relação aos feitos de aço.
Assim, modificar o seu estoque e começar a trabalhar com a ferramenta certa fará toda a diferença para o seu negócio. E, para ajudar nesse processo, nada melhor que contar com a empresa certa.
A Imake é a maior empresa de plásticos industriais do Brasil. Desde 1977 atua lado a lado com as práticas que oferecem mais qualidade para o mercado, sem deixar de lado a responsabilidade ambiental.
Entre em contato com a equipe da Imake agora mesmo e faça já os seus pedidos!